Campanha "Saúde Mental é pauta para o ano todo" foi lançada no III Congresso

Campanha

Saúde é antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção

No sábado, 01 de setembro, foi realizada a mesa-redonda "SAÚDE MENTAL É PAUTA PARA O ANO TODO". Coordenaram a atividade Pâmela dos Santos (CRP-12) e Magda do Canto Zurba (UFSC). 

Magda Zurba, doutora em Psicologia e professora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial da UFSC, iniciou resgatando brevemente aspectos históricos sobre os princípios do SUS, especialmente no que diz respeito à integralidade da atenção em saúde. E destacou a campanha "setembro amarelo" que propõe o diálogo com a comunidade acerca do suicídio. Entretanto, a campanha acaba por amplamente evidenciar esse tema nos meios de comunicação, o que precisa ser pensado dentro de uma complexidade, visto que as pessoas que estão com algum tipo de sofrimento acabam entrando em contato intenso com essa temática. Além disso, destacou quais os interesses de quem financia estratégias como essa, geralmente dentro de uma lógica liberal. 

Pâmela dos Santos, Conselheira vice-presidenta do CRP-SC, iniciou a fala trazendo dados sobre a organização e funcionamento do CRP-SC dentro de suas diferentes Comissões e Eixos, destacando as possibilidades de participação da categoria e também, abordando o compromisso da autarquia em promover atividades de orientação às psicólogas(os). Destaca que a Psicologia, ao se comprometer com a sociedade, também precisa estar atenta às pautas políticas de maneira contextualizada e crítica, visando um posicionamento que promova a diminuição das desigualdades e promoção de qualidade de vida às pessoas. Na sequência justifica o posicionamento que o CRP-SC, através do Eixo Saúde, assume ao não pactuar com diferentes campanhas propostas ao decorrer de todo o ano que trazem uma visão fragmentada acerca dos sujeitos e suas diferentes necessidades. 

Diante desse contexto, nessa mesa foi lançada a campanha "Saúde mental é pauta o ano todo", onde o CRP-SC se posiciona de modo a entender a saúde como resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. Sendo assim, saúde é antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. A saúde define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas.

Desse modo, o CRP-SC questiona o lugar da integralidade ao se tratar das diferentes campanhas, e de que modo estas dão conta de atingir as diferentes populações, sem cair numa simplificação e limitação da saúde das pessoas a aspectos específicos. A campanha se consolida através de folderes, cartazes, produções audiovisuais e outras intervenções a serem elaboradas em conjunto com movimentos sociais e instituições parceiras, pois, além de intersetorial e multifatorial, a "Saúde mental é pauta para o ano todo". 

 

Fotos