Cerca de 40 propostas para o 10º CNP são recebidas no III Congresso Catarinense de Psicologia

Cerca de 40 propostas para o 10º CNP são recebidas no III  Congresso Catarinense de Psicologia

As primeiras etapas do 10º Congresso Nacional de Psicologia-CNP, em Santa Catarina, aconteceram durante a programação do III Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão, realizado de 30 de agosto a 2 de setembro no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis. Somente no evento, cerca de 40 propostas para o 10º CNP foram recebidas. Segundo o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), Fabricio Raupp, “estas propostas irão contribuir para o futuro da Psicologia no Brasil”.

Se você também quiser contribuir, basta preencher o formulário on-line que está disponível até o dia 30 de setembro neste link ou participar de um dos próximos Eventos Preparatórios (confira aqui o calendário). 

O CNP ocorre a cada três anos e é fruto de amplo processo democrático. O tema do 10º CNP é “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais” e convoca a categoria para problematizar a conjuntura, a Psicologia e sua participação neste contexto histórico, com vista a propor as diretrizes para o próximo triênio (2019-2022). Em diálogo com a sociedade, com o Estado e com a categoria profissional, a psicologia brasileira enquanto ciência e profissão tem demarcado através de um projeto ético político com o compromisso social, uma posição em defesa dos direitos sociais, dos direitos humanos, das políticas públicas, da pluralidade e de construção de subjetividades.

Por meio das etapas que ocorrem dentro dos Conselhos Regionais, e etapa nacional do Congresso que ocorre em Brasília, todas(os) as(os) profissionais da Psicologia podem contribuir para o projeto coletivo e construção da história da profissão.

As etapas do CNP iniciam pertinho de você, com a realização de Eventos Preparatórios, Pré-Congressos Regionais, Congressos Estaduais - COREPs e o Congresso Nacional de Psicologia – CNP. Nestas diferentes instâncias são debatidas e aprovadas proposições com diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente. Já no Processo Eleitoral, a categoria se organiza por meio da inscrição de chapas/coletivos de psicólogas(os) que serão eleitas(os) no dia 27 de agosto de 2019 e serão responsáveis pela gestão do Conselho Federal de Psicologia – CFP e dos 23 Conselhos Regionais no mesmo período.

O CNP constitui a instância máxima de deliberações do Sistema Conselhos e tem por objetivo promover a organização e a mobilização das(os) psicólogas(os) do país, garantindo a participação direta no processo de deliberação acerca das ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, favorecendo e valorizando seu protagonismo e auto-organização para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.