Congresso catarinense de psicologia inicia com 3 oficinas e 5 minicursos

Congresso catarinense de psicologia inicia com 3 oficinas e 5 minicursos

Capacitações aconteceram durante manhã e tarde do dia 30 de agosto

Com o objetivo de promover ações de educação continuada para a categoria, o primeiro dia do III Congresso Catarinense Ciência e Profissão foi de oficinas e minicursos. Cerca de 200 estudantes e profissional de psicologia participaram dos debates dos mais variados temas da profissão. 

Das 9h às 12h na sala Jequitibá do Centro de Eventos do Hotel Canto da Ilha aconteceu a oficina: Psicologia e o enfrentamento às práticas fascistas e discursos de ódio na conjuntura. Os palestrantes que abordaram a temática foram Yara Maria Moreira de Faria Hornke, que é psicóloga e mestre em Educação, Ematuir Teles de Sousa, mestre em Psicologia pela UFSC  e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC) e Nasser Haidar Barbosa – Psicólogo e Conselheiro do CRP-12, além de mestrando em Prevenção e Assistência a usuários de álcool e outras drogas.

No mesmo horário da oficina anterior, porém na sala Jatobá aconteceu a oficina: Diretrizes Curriculares Nacionais: Desafios e possibilidades para a formação de psicólogas(os). Os articuladores desta temática foram Luciana Machado Schmidt, que é psicóloga, Doutora em Psicologia e Doutoranda em Gestão do Conhecimento, e Eliz Marine Wiggers  psicóloga, Mestre em Psicologia e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP.

Durante a manhã na sala Manacá foi realizado minicurso: A psicologia humanista na promoção da realização humana.  A responsável pela temática foi Anita Bacellar, psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e Mestre em Educação pela Unisul. A oficina plantão psicológico na prática da psicologia humanista aconteceu na mesma sala no período da tarde. As coordenadoras da oficina do Espaço Viver Psicologia foram Maira de Souza Flôr, que é psicóloga e especialista em Psicologia Clínica juntamente com Doralina Enge Marcon, também psicóloga e especialista em Psicologia Clínica.

O minicurso: planejamento de carreira de psicólogas(os) catarinenses: aspectos teórico-práticos aconteceu durante todo o dia na sala Mata Atlântica do Hotel Canto da Ilha. O responsável pela coordenação do curso foi o conselheiro do CRP-SC, Marcos Henrique Antunes, que é psicólogo e mestre em Psicologia pela UFSC. Acompanhado de Marilu Diez Lisboa, psicóloga, Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e Pós doutora com pesquisa sobre Juventude, Trabalho e Desemprego – UNESP, Silvio Serafim, psicólogo e Doutor em Educação pela USP e o professor Vanderlei Brasil, psicólogo e Especialista em História pela UFSC.

Das 14h às 17, na sala Jacarandá aconteceu o minicurso: posicionamento ético-político da psicologia diante de interpelações (cis)normativas. O tema proposto pelo GT Gênero e Sexualidades do CRP-SC foi mediado pelo conselheiro Ematuir Teles de Sousa com Daniel Kerry, e Marília dos Santos Amaral, ambos doutores em psicologia pela UFSC.

O minicurso: Nunca me sonharam: contextos socioculturais, práticas de exclusão e os corpos estigmatizados foi realizado na sala Jatobá, das 14h às 17h. AS articuladoras foram Simone Vieira de Souza, psicóloga, Conselheira do CRP-SC e doutora em Educação pela UFSC, com Eliz Marine Wiggers, psicóloga e mestre em Psicologia, Joseane de Oliveira Luz, psicóloga, Conselheira do CRP-SC e especialista em Avaliação Psicológica e Tatiane Cristine Silva - Psicóloga, Conselheira do CRP-12, Especialista em Psicologia e Práticas Clínicas

O último minicurso foi a: Escuta de gênero: sofrimento ético-político e as violências naturalizadas, que foi realizada pela responsável pelo Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica, Rosane Lorena Granzotto, especialista em Psicologia Clínica e mestre em Filosofia pela UFSC.

Fotos