Emir Sader fala sobre a importância das políticas públicas no Brasil

Emir Sader fala sobre a importância das políticas públicas no Brasil

Conferência contou com a manifestação de usuários do Sistema Único de Assistência Social - SUAS

A conferência de encerramento do III Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão aconteceu no domingo, 02 de setembro, com o doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Emir Sader. A apresentação iniciou após a manifestação realizada pelas(os) usuárias(os) do Sistema Único de Assistência Social - SUAS de Santa Catarina, através do Fórum Nacional dos Usuários do SUAS - FNUSUAS.

Com a temática "Das psicologias que temos às demandas do povo brasileiro", o especialista e professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), parabenizou a representatividade presente no Congresso e destacou o momento decisivo das eleições para a reconstrução da democracia no Brasil. ”É uma contagem regressiva que tem muito a ver com a luta de militância em defesa do SUAS”, disse.

O palestrante reforçou, ainda, a importância das políticas sociais para o desenvolvimento de uma nação justa e com educação. O especialista em sociologia destacou o avanço ao se investir na educação e conhecimento em um país com uma desigualdade como o Brasil. O sociólogo explicou os riscos do congelamento dos investimentos em saúde, educação e políticas sociais nos próximos 20 anos. “Estamos fadados a um futuro de precariedade, mas eles falam em flexibilidade, temos que ficar atentos ao discurso. O cidadão é um sujeito de direitos. Quem não gosta de direitos, não é cidadão!”, argumentou.

O desemprego e a dinâmica do capitalismo financeiro também foram citados pelo doutor em Ciência Política. “Precisamos convencer os brasileiros que a questão social é importante. Que os problemas são a desigualdade social, a fome, a miséria, a exclusão. Só assim resgataremos o papel do Estado e poderemos triunfar como nação”.

Sader ainda elogiou e enalteceu o protagonismo da Psicologia, que hoje atua articulada com as políticas públicas e movimentos sociais brasileiros, e fez um apelo à categoria: “Nós temos privilégios, e muitos nos formamos em universidades públicas. Temos a missão de desalienar as pessoas e usar nosso conhecimento técnico para mostrar a eles que a Psicologia esta interligada com as políticas e direitos sociais”.

A conferência de Emir Sader em breve será disponibilizada no canal do Youtube do CRP-SC.

Fotos