Livro “Psicologia Humanista na Prática: uma reflexão sobre a Abordagem Centrada na Pessoa” será lançado no Congresso

Livro “Psicologia Humanista na Prática: uma reflexão sobre a Abordagem Centrada na Pessoa” será lançado no Congresso

Obra retrata a implementação e o debate da Psicologia humanista em Florianópolis-SC

A especialista em Psicologia Clínica e mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul, Anita Bacellar (retirei o r), lança a série do livro: “Psicologia Humanista na Prática: uma reflexão sobre a Abordagem Centrada na Pessoa”, no III Congresso Catarinense de Psicologia. As obras da editora Unisul serão apresentadas na  Roda de Conversa com os autores, às 10h30 do dia 31 de agosto. As atividades acontecerão no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis.

Anita é psicóloga clínica, professora universitária, além de fundadora e Responsável Técnica do Espaço Viver Psicologia. Ela explica que o primeiro livro da série foi publicado em 2009, e que todos os volumes da série estarão disponíveis no evento. “A história da série de livros é a implementação da Psicologia humanista em Florianópolis-SC. Sempre que pessoas de fora vinham a Florianópolis, nos juntávamos e promovíamos rodas de conversa para debater a temática. Bem, as rodas cresceram, e hoje viraram um Encontro de Psicologia Humanista anual, realizado em Florianópolis”, disse.

Atualmente Anita faz parte do Fórum de Entidades da Psicologia Catarinense – FEPSIC e informa que os debates e artigos apresentados nestes encontros foram compilados em forma de livro. “Organizo este material para que exista uma forma de outras pessoas terem acesso à abordagem humanista e para que possam conhecer um pouco do cenário regional. O título da série demonstra fielmente o conteúdo do livro: reflexões atualizadas sobre a Psicologia Humanista no ponto de vista da Abordagem Centrada na Pessoa. Ele expressa que a produção do pensamento humanista está viva e é muito oportuna para realidade atual. Não se trata de conteúdo fechados, que tem o objetivo de concluir uma questão, mas sim, textos que devem provocar ponderações sobre a importância da psicologia humanista na atualidade”, afirmou.

Para Bacellar, o Congresso Nacional atende as demandas gerais do país, já o Congresso Catarinense ajuda e contempla as práticas regionais do estado. “O III Congresso é uma forma de aglutinar a profissão, provocando reflexões das mais variadas temáticas da Psicologia; proporcionando uma troca de experiências que possa ser amplificada para melhorar as estratégias e necessidade do trabalho na região; e fomentando o debate e novas perspectivas para o futuro”, ressaltou.