Livro inédito no segmento: “Metodologia Científica e Psicodrama: porque escrever pode ser prazeroso” será lançado no III Congresso

Livro inédito no segmento: “Metodologia Científica e Psicodrama: porque escrever pode ser prazeroso” será lançado no III Congresso

A autora Márcia Bernardes destaca que a temática contempla todo o processo da produção de uma escrita acadêmica

A mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Márcia Bernardes, que faz parte da Federação Brasileira de Psicodrama, lança livro inédito no segmento: “Metodologia Científica e Psicodrama: porque escrever pode ser prazeroso”, no III Congresso Catarinense de Psicologia . A obra da editora Tribo da Ilha será apresentada no dia 31 de agosto, às 10h30. As atividades acontecerão no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis.

 

Atualmente, Márcia é aluna do Doutorado em Psicologia na UFSC e diretora da Escola Locus de Psicodrama, instituição que oferece o curso de Formação e Pós-graduação em Psicodrama,reconhecido pelo MEC e Febrap.  Já participou de Banca Avaliadora de Monografias na UFSC, Univali e Unisul bem como na Locus onde orienta Monografias. Consultora de Recursos Humanos, Professora e Psicoterapeuta em bipessoal e em Grupos.

A autora informa que o título reflete bem o conteúdo da obra, que é de fácil leitura e traz exemplos práticos com um passo a passo que facilita a criação de artigos textuais. “Ou seja, desejo que ao término da leitura as pessoas consigam sentir prazer em escrever. O livro faz uma leve e bem humorada apresentação de um tema tão árido e necessário no meio acadêmico – que é a Metodologia Científica, porém, dentro da abordagem psicodramática”, ressaltou.

Segundo o prefaciador, Harrysson Luiz da Silva, “através dessa publicação, a alegria e o tratamento das angústias, no âmbito dos processos de produção de conhecimento, se concretizaram como possibilidade universal e a sociologia também se torna o fundamento da metodologia científica, e da realização prazerosa de uma pesquisa científica com espontaneidade, criatividade e sensibilidade”. E acrescenta que “ao imprimir alegria em sua publicação, “fez sorrir” a metodologia científica, uma senhora idosa e muito exigente em seus princípios fundamentais, modelada cognitivamente dentro da conserva cultural universitária” escreveu.

Márcia destaca que a temática é “instrutiva para aquele aluno que necessita fazer uma monografia, um orientador que precisa orientar esse aluno e um membro de banca examinadora, que necessita avaliar a produção. A obra mostra um passo a passo para cada um desses atores, bem como a relação entre eles”, destacou.