Mais de 300 pessoas participam da mesa de abertura do III Congresso Psicologia Ciência e Profissão 2018

Mais de 300 pessoas participam da mesa de abertura do III Congresso Psicologia Ciência e Profissão 2018

Congresso Catarinense contará com conferências, mesas redondas, seminários e lançamentos de livros

A mesa de abertura do III Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão teve início às 18h do dia 30 de agosto, no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis. O evento reuniu mais de 300 profissionais e estudantes de Psicologia. Na programação estão previstas conferências, mesas redondas, seminários e lançamentos de livros que deverão promover provocações e reflexões sobre a atuação das(os) profissionais. 

Durante abertura, o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), Fabricio Raupp, agradeceu aos presentes e falou da oportunidade de aproveitar eventos para o compartilhamento do saber. “Sem vocês não seria possível estarmos aqui decidindo o futuro da Psicologia, profissão que está implicada com a transformação social, e que já trilhou 56 anos de movimento e superação”, disse.

Raupp ainda convidou os presentes a participarem das primeiras etapas do 10º Congresso Nacional da Psicologia - CNP e a baixarem a Revista Plural, lançada no evento. 

“Acredito que este evento seja um momento muito importante para nós, profissionais da Psicologia”, disse um dos fundadores do CRP-SC, o professor Silvio Serafim. A representante da União Latino-americana de Entidades de Psicologia-ULAPSI, Jaira Rodrigues, apresentou a instituição que reúne entidades da psicologia de 16 países da América Latina.

Rosane Lorena Granzotto, representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) falou da importância do compartilhamento de teorias e práticas realizadas no estado. “Esses aprendizados corroboram para a transparência da competência da psicologia catarinense no cenário nacional, algo que é notável. Precisamos pensar juntos que Psicologia estamos construindo, principalmente para o enfrentamento das questões humanas e sociais do mundo contemporâneo”, acrescentou.

A vice-presidenta da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Eliz Marine Wigger, ressaltou a parceria entre entidades da Psicologia, mencionando o Fórum de Entidades da Psicologia Catarinense-FEPSIC e CRP-SC. “A potência deste evento para a construção da Psicologia que queremos, é enorme. Como é bom comemorar 25 anos da Psicologia catarinense, subir estas escadas e olhar para a nossa história”.

A representante da Federação Nacional dos Psicólogos - Fenapsi, Vânia Maria Machado, convidou os presentes para o V Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, que será realizado em São Paulo, no mês de novembro. “Somos psicólogas e psicólogos atuando em muitos contextos. Quando pensamos onde a categoria está inserida, um mundo de possibilidades se abre para dizer que onde existem pessoas, a Psicologia também está presente”, reforçou Vânia.

Jonas Marsaro, representante da Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP), iniciou sua fala cumprimentando os estudantes, profissionais da psicologia e toda a classe LGBT. “Como militante do movimento estudantil, que se baseia a partir da integração e comunicação, precisamos discutir e lutar pelos direitos de saúde, educação e assistência social, que são programas fundamentais para que o estudante tenha qualidade na formação e um saudável mercado de trabalho”.

Na ocasião, as(os) Psicólogas(os) que auxiliaram no fortalecimento da profissao em Santa Catarina foram homenageadas, assim, como na sequência foi realizada a conferência de Maria Aparecida Bento.

Fotos