Maria Aparecida Bento destaca o papel da(o) psicóloga(o) como mediadora(or)

Maria Aparecida Bento destaca o papel da(o) psicóloga(o) como mediadora(or)

O Congresso continua até domingo com diversas apresentações e debates

O III Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão teve seu início nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, em Florianópolis, com provocações e convite a reflexões às(aos) profissionais e estudantes presentes. Debatendo o tema central do evento, "Das psicologias que temos às psicologias necessárias na construção de novos possíveis" a psicóloga Profa. Dra. Maria Aparecida Bento, conhecida nacionalmente como Cida Bento, destacou o papel da(o) psicóloga(o) como mediadora(or) entre os diferentes setores da nossa sociedade.

Maria que é membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia-CFP, iniciou sua conferência falando sobre o Brasil. "O Brasil é um país representado pela diversidade de fauna, flora e pessoas. Terra hospitaleira e cordial, mas campeã em desigualdade. País que mais mata trans, e que está entre os 10 que mais matam mulheres no mundo. Vivemos uma situação de violência estigmatizada”, destacou.

“As(Os) psicólogas(os) precisam ser esse território de mediação, para que promovam o entrelaçamento entre as diferenças da nossa sociedade. É uma construção paulatina mas que precisa ser persistente", afirmou Cida Bento em sua palestra que enalteceu a importância de movimentos sociais e de resistência. 

Ela trouxe ainda questionamentos a respeito da morte de jovens negras(os) estudantes de universidades públicas, quesões sobre o sofrimento de mulheres e ttambém da psicologia social. “Tem algo que podemos fazer sobre isso?”, questionou Bento, mencionando o lugar da psicologia social. Ela ainda citou a Marcha das Mulheres Negras contra o racismo e o bom viver e que “a mudança para a política social, beneficia tantos jovens pobres brancos, quanto negros”.

O Congresso continua até domingo com diversas apresentações, rodas de conversa e lançamento de livros provocando reflexões sobre o cenário atual e os possíveis horizontes para a Psicologia catarinense.

A conferência de Cida Bento em breve será disponibilizado no canal do Youtube do CRP-SC.

 

Fotos