O livro "Por que uma clínica do testemunho?" será lançado no III Congresso Catarinense de Psicologia

O livro

O projeto Clínicas do Testemunho integrou uma proposta da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para a constituição de núcleos de atendimento psíquico para a garantia do direito à reparação psíquica às vítimas dos crimes cometidos pelo Estado durante a Ditadura Civil-Militar. Fizeram parte desta rede cinco núcleos localizados nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. O trabalho do Núcleo de Santa Catarina foi sustentado pelo Instituto APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). 

Daniela Sevegnani Mayorca, que integrou a equipe do projeto Clínicas do Testemunho - Núcleo Santa Catarina entre 2016 e 2017, será uma das autoras que lançará o livro “Por que uma clínica do testemunho?” no III Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e profissão. A obra será apresentada às 10h30 do dia 31 de agosto; e também na Mesa Redonda “Clínicas do testemunho: construção de memória e reparação psíquica à violência de Estado em Santa Catarina. As atividades acontecerão no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis.

O livro é resultado dos últimos dois anos de trabalho do Projeto Clínicas do Testemunho em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. “Os capítulos foram escritos pelos psicólogos e psicanalistas que integraram as equipes de atendimento e formação, bem como parceiros importantes do projeto e alguns convidados”, destacou Daniela. 

O projeto apostou na potência clínico-política do testemunho como forma de quebrar o silenciamento e resgatar a dimensão coletiva das vivências de terror e de resistência durante e após os anos de chumbo. O título “’Por que uma clínica do testemunho?’:  nos  instiga à reflexão sobre a função da escuta clínica e do testemunho em  seu papel de reparação do laço social e importância do fortalecimento da democracia. Apostar, ainda, no testemunho significa fazer valer a potência da inscrição da história oral, de cada um, no panorama da história coletiva. Esta inscrição só é possível se o desejo de contar e de participar da história encontrar ouvidos dispostos a uma escuta sensível ao que ela tem a dizer”, destacou Daniela.

No Brasil, a ausência de responsabilização e julgamento dos agentes da violência de Estado após a ditadura, o silenciamento, o apagamento e o desmentido da memória individual e coletiva contribuíram para a manutenção, na atualidade, de diversas formas de violência estatal. “Neste sentido, revisitar esta história ao escutar seus testemunhos é fundamental para a prática da Psicologia frente aos efeitos deletérios da violência política. A clínica, em suas dimensões singular e coletiva, pode ter a função de restaurar a legitimidade do testemunho como forma de promover a reparação do laço social e fazer frente à repetição da violência através da reconstrução de memórias coletivas”, argumentou.

O livro será lançado no Congresso de Psicologia Ciência e Profissão e na ocasião um número limitado de exemplares será distribuído gratuitamente aos presentes. "O lançamento do livro no Congresso é importante para tornar público os efeitos desta primeira iniciativa do Estado em escutar e reparar os efeitos da Ditadura Civil-Militar, 33 anos após seu fim, bem como marcar a importância do apoio do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina em todos os momentos do Projeto", ressaltou Daniela. 

A versão digital do livro está disponível para download no site: www.clinicasdotestemunhosc.com.

Fotos