Promoção de igualdade social, inclusão e lutas contra o preconceito será tema de Saulo Luders Fernandes

Promoção de igualdade social, inclusão e lutas contra o preconceito será tema de Saulo Luders Fernandes

Professor universitário, Saulo Luders Fernandes, realiza pesquisas e projetos na área de psicologia social

Psicólogo, doutor em Psicologia pela USP, Saulo Luders Fernandes, é mais um dos conferencistas confirmados para o III Congresso Catarinense de Psicologia - Ciência e Profissão. O professor irá se apresentar no dia 01 de setembro, às 8h30, no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis.

Saulo realizou sua graduação na Universidade Estadual de Maringá (2002-2007), bem como seu mestrado em psicologia (2007-2009). Desenvolveu no mestrado pesquisa sobre do envelhecimento em uma comunidade ribeirinha, tendo como base metodológica a pesquisa participante. Ingressou como docente em 2009 na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na cadeira de disciplinas de Psicologia Social na qual exerce atualmente o cargo de professor. Realizou doutorado na Universidade de São Paulo (2014-2016), trabalhando com itinerários terapêuticos de moradores de um quilombo do agreste de Alagoas, com o objetivo de analisar a atuação da política de atenção básica neste território. Realiza pesquisas e projetos de extensão na área de psicologia social com ênfase na luta e garantia de direitos de comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e movimentos de luta pela terra. É tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Núcleo de Estudos do Semiárido Alagoano (NESAL) que tem por objetivo realizar pesquisas, projetos de ensino e extensão aliado as demandas sociais e políticas das comunidades tradicionais e dos movimentos de luta pela terra do agreste de Alagoas.

Atualmente é professor do programa de pós-graduação de psicologia nível mestrado na UFAL na linha de pesquisa 2: Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas. Coordena linha de pesquisa no grupo de pesquisa Psicologia da Saúde intitulada: práticas de saúde, contexto rural e cotidiano. Atualmente está realizando pesquisa sobre Itinerários terapêuticos de Saúde mental de moradores de quilombos do agreste de Alagoas.

O evento organizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina já está com as inscrições abertas: http://www.cienciaeprofissaosc.com.br/