Psicólogas(os) que contribuíram para o desenvolvimento da profissão em SC são homenageadas(os)

Psicólogas(os) que contribuíram para o desenvolvimento da profissão em SC são homenageadas(os)

No total, sete profissionais da Psicologia foram reconhecidas(os)

Durante cerimônia de abertura do III Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-SC), juntamente com o Fórum de Entidades da Psicologia catarinense (FEPSIC), realizou uma homenagem às(aos) psicólogas(os) que contribuíram para o desenvolvimento da profissão.

O primeiro homenageado foi Adriano Henrique Nuernberg, professor aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e fundador do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED) da UFSC. Ele recebeu a homenagem das mãos do Prof. Dr. Leandro Castro Oltramari, que acrescentou: “O Adriano sempre esteve com sua porta aberta para qualquer um que batesse nela. E sempre colocou o outro como fim, e não como meio”, destacou.

A psicóloga e professora Maria de Lourdes Zanatta, uma das fundadoras da entidade mais antiga da psicologia catarinense - a Sociedade de Psicologia de Criciúma - foi homenageada pela amiga de profissão, Vivian Filippi Zanette. Maria de Lourdes foi a primeira presidenta da Sociedade (de 1988 a 1990); e Vivian também presidiu a instituição, de 1993-1994.

O coordenador do curso de Psicologia da Unisul, Paulo Sandrini foi o responsável pela homenagem de Deise Maria do Nascimento, psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela UFSC. “Eu tive a honra de atuar profissionalmente e aprender com a professora Deise no curso de psicologia da Unisul, local em que ela desempenhou um papel fundamental para a profissão”.

O doutor em Psicologia, Julio Schruber Junior, que faleceu em 15 de maio deste ano, também seria um dos homenageados no III Congresso. Ele foi vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, psicólogo pesquisador do Instituto de Pesquisas Psicológicas de Joinville, diretor da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e professor titular da Faculdade Guilherme Guimbala, da qual também foi gestor acadêmico do curso de Psicologia. Atuava nos seguintes temas: Psicologia, direitos humanos, formação, educação e sistema prisional. Na ocasião, os filhos de Julio, Cristian e Aline Schruber receberam a homenagem póstuma. 

O primeiro presidente do CRP-SC, no ano de 1992, Paulo Shiro Matsuo, foi homenageado pelo seu amigo Silvio Serafim da Luz Filho. Durante homenagem ambos relataram diversos acontecimentos a respeito das dificuldades e nuances do início do Conselho em Santa Catarina. 

Além destas, duas homenagens foram surpresa, pois ambos homenageados fazem parte da Comissão Organizadora do III Congresso. A primeira foi para Silvio Serafim, psicólogo que também representou Santa Catarina na primeira gestão do CRP-SC. Quem entregou a placa para ele foi a atual conselheira e tesoureira do CRP-SC, Jaira Rodrigues. 

A especialista em Psicologia, Rosane Granzotto, que é Conselheira efetiva do Conselho Federal de Psicologia e Secretária da Região Sul, foi homenageada pela psicóloga e professora Simone Souza. “Na minha opinião, o afeto é revolucionário, e compartilhar momentos e saberes com você Rosane, é pura revolução”, enfatizou Simone. 

Granzotto informou que não esperava colher os frutos essa caminhada tão cedo e agradeceu ao 9º plenário do CRP-SC pela homenagem. “Acompanhar pessoas, processos e vidas nessa trajetória, é algo engrandecedor. Obrigada pelo reconhecimento CRP-SC”, disse.

“O Silvio e a Rosane contribuíram grandemente e ainda contribuem para a psicologia catarinense e brasileira, além de terem atuado na primeira gestão do CRP-SC”, acrescentou Jaira

 

Fotos