Santa Catarina participa da Campanha contra o preconceito a usuária e o usuário do SUAS

Santa Catarina participa da Campanha contra o preconceito a usuária e o usuário do SUAS

Cerca de 30 usuárias(os) participaram do manifesto que aconteceu no III Congresso Catarinense de Psicologia

Na manhã do dia 2 de setembro, antes da conferência de encerramento do III Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão, no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, foi realizado o Lançamento da Campanha de combate ao preconceito contra a usuária e o usuário da Assistência Social - SUAS. A Campanha foi criada pelo Conselho Federal de Psicologia e atualmente está sendo divulgada em Santa Catarina. Cerca de 30 usuárias(os) participaram de um manifesto, no qual gritaram a chamada da campanha: "O SUAS é Meu; o SUAS é Seu; o SUAS é de quem tem direito".

Antes do manifesto, foi realizada uma roda de conversa com psicólogas(os), usuárias(os) e representantes do Fóruns Municipais de Usuárias(os), na qual o resultado da pesquisa feita nos equipamentos do SUAS no estado de Santa Catarina foi apresentado. Segundo a conselheira do CRP-SC, Joseane de Oliveira Luz, que fez uma das apresentações, “a construção democrática de políticas públicas como o SUAS se faz de forma conjunta entre categoria e usuárias(os)".  Durante abordagem, a psicóloga detalhou os Eixos e Comissões do CRP-SC, com destaque para o Eixo Saúde e Educação, além dos objetivos do Núcleo de Política da Assistência Social – NEPAS em Santa Catarina.

O psicólogo Fabricio Raupp, que atualmente é presidente do CRP-SC e membro do Nepas apresentou a proposta da Campanha e afirmou que o CRP-SC irá auxiliar no debate sobre questões que perpassam diariamente a vida das pessoas que acessam os benefícios, programas e serviços da Assistência Social. “É importante destacar o compromisso social da Psicologia, e que, em conjunto, podemos contribuir para a transformação social”, acrescentou Raupp.

Representantes do Fórum Estadual de Usuárias(os) do SUAS em Santa Catarina também estiveram presentes, como a presidenta do FEUSUAS, Solange Bueno, que agradeceu ao CRP-SC pela articulação e “atuação na luta das(os) usuárias(os) do SUAS”. Já a assistente social e doutora em Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela PUC/SP, Dalila Maria Pedrini, fez um apelo às(aos) colegas durante roda de conversa: “As(os) psicólogas(os) que estão à frente do SUAS também precisam ser ajudadas(os). Elas(es) precisam da nossa colaboração para cumprirem seu código de ética e contribuírem na luta para que sejamos cidadãs e cidadãos de direitos. Vamos ajudar a(o) psicóloga(o) dentro do SUAS!”, conscientizou.  

No evento foram distribuidas camisetas, adesivos, folderes e bottons da Campanha, assim como planejadas outras ações a serem desenvolvidas em parceria entre o NEPAS - Núcleo de Psicologia na Assistência Social do CRP-SC e o FEUSUAS - Fórum Estadual de Usuárias(os) do SUAS em Santa Catarina.  

Confira aqui os vídeos gravados no lançamento da Campanha em SC

 


Confira os vídeos nacionais:

https://www.youtube.com/watch?v=bLFMWlTNjTs

https://www.youtube.com/watch?v=0tPAeZ_ZF2k

https://youtu.be/3wz8qM4Qj2w

Fotos